12 de jan. de 2010

Técnicas avançadas II

Continuando com as técnicas, vamos ver as três últimas.

1) X-WING
Tem esse nome pela figura que faz quando ocorre. Para que possa ser utilizada, devemos ter 2 pares de células formando os 4 cantos de um retângulo. Cada par deve estar em um conjunto onde somente possa ocorrer aquele candidato nessas duas células (duas colunas ou duas linhas). Vamos para o exemplo, onde podemos visualizar melhor o que ocorre.

Ex: filtrando as células que possuem o 9 como candidato, vemos que na linha 1 e na linha 6 apenas um par de células pode conter 9. Os dois pares estão visualmente nos cantos de um retângulo. Assim, podemos retirar os candidatos 9 de quaisquer outras células das colunas C e I, que são as colunas de ligação entre os dois pares (células C3, I4 e I9).



Na verdade, a lógica por trás dessa técnica é a mesma das cadeias múltiplas. A facilidade é que x-wing é muito mais visual que as cadeias multiplas normais. Vejam:



Na linha 1 temos uma cadeia e em 6 temos outra. Percebam que azul faz interseção com abóbora e verde-limão com rosa. Assim, quaisquer células que possuam interseção entre azul-ábobora e verde-limão-rosa podem ter o candidato 9 retirado.

2) SWORDFISH
É uma generalização do x-wing. Mas desta vez, é necessário ter 3 linhas ou colunas que só possuam duas células possível para um dado candidato. Essas células devem compartilhar as mesmas 3 linhas ou colunas entre si. Caso isso ocorra, podemos retirar os candidatos das células das linhas ou colunas de ligação.

Ex: As linhas 5, 8 e 9 possuem apenas duas células possíveis para o candidato 8. Esses três pares compartilham as colunas A, F e H. Então, podemos retirar o 8 como candidato de todas as outras células dessas colunas (A1, F4, F6 e F7).



3) XY-WING
Caso existam três células com exatamente dois candidatos em cada uma delas, de forma que cada par seja da seguinte forma: (x,y), (x,z) e (z,y); e a célula contendo (x,y) compartilhe algum conjunto com (x,z) e com (y,z). Então, as células que estiverem em conjuntos compartilhados por (x,z) e (y,z) podem ter o candidato z retirado.

Ex: as três céluas destacadas em azul possuem os candidatos 5(x), 3(y) e 4(z) distribuídos em pares e compartilham um conjunto entre si (o par (3,4) compartilha a terceira linha com (3,5) e o par (4,5) compartilha a sub-caixa do meio com (3,5); logo (3,5) faz a ligação entre os outros dois pares) . Então, as células que compartilham conjuntos entre os pares (3,4) e (4,5) (estão destacadas em amarelo) podem ter o 4 retirado.



Caso não tenham percebido, as células compartilhadas são as da primeira linha da sub-caixa da esquerda e as da terceira linha da sub-caixa do meio.

Com isso pessoal, resolvemos 99,9% dos quebra-cabeças. Os outros 0,1% são aqueles que, como o sudoku mais difícil do mundo, não podem ser resolvidos somente com a lógica e, portanto, são CHATOS! :-P

Divirtam-se!!!

14 comentários:

Dona Mila disse...

To fazendo um monte de xy-wing!

Carlos disse...

Olà Marcelo.
Eu tentei utilizar o swordfish com dois numeros diferentes em um mesmo sudoku e com nenhum dos dois deu certo. Poderia me ajudar?
Resumindo... usei o swordfish em um sudoku utilizando o numero 4, mas nao deu certo. Depois tentei com o 2 e tbm nao deu certo.
Utilizando seu exemplo... se o numero 8 da casa H8 estivesse na casa I8, daria certo assim mesmo?
Ou, se o numero 8 da casa F9 estivesse em D9, daria certo? Esta è minha duvida.
Obrigado.

Marcelo disse...

Não. Caso mudasse pra qualquer um desses que você sugeriu, não haveria o swordfish.
Eu raramente uso essa técnica, porque são raros os casos em que encontramos quebra-cabeças em que apareçam esses casos, exatamente por ser bem restrita. Porém, caso ocorra, é uma mão na roda, pois costuma possibilitar a retirada de muitos candidatos.
Abs!

Carlos disse...

Obrigado pela ajuda Marcelo.
Estou resolvendo alguns agora. Estou utilizando um gibizinho de banca que saiu uma vez com a capa preta e a cabeça do EINSTEIN no canto superior esquerdo. Estou resolvendo o modo encrenca, alguns consigo resolver em 10 minutos outros levam mais tempo. No momento estou empacado em 3 que nao consigo utilizar as tecnicas avançadas 2. Talvez dê para utilizar as cadeias, mas ainda vou estudá-las melhor.
Obrigado.
Abraços.

R Neto disse...

Obrigado pelo post.
Muito bom. Ótimas dicas.
Parabéns!

Unknown disse...

Marcelo, estou trancado em um sudoku pra Android, já fiz muitos, mas tem um que já conheceu do 0 umas 4x. Como posso ter mandar o print?

Marcelo disse...

Claro! Manda pra marcthompson78@gmail.com. Abs!

Familia Cortopassi disse...

Marcelo, olá! Muito bacana suas dicas! Estou com um sudoku que tem a forma do XY-wing, mas deu errado! Queria que você olhasse para mim! Como posso te enviar?

André Porto Ancona Lopez disse...

Tem mais um recurso, que é quando fica um "quadrado" com 2 nuneros iguais em tres pontas e os mesmos números e um outro na quarta ponta. Ex: 2 e 4 em três pontas e 2,4 e 6 na quarta ponta. Se aqueles números repetidos ( 2 e 4 no exemplo) forem ou únicos nas respectivas linhas, colunas e quadrantes, a quarta ponta será o número diferente (no caso o 6). Simples lógica, pois se ficarem as quatro pontas com os mesmos pares nao pode haver solucao unívoca.

Dasdores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde
Eu gostaria de saber como determinar quem é x,y e z. Eu pensava que era ordem crescente (3,4,5) mas pelo exemplo que v deu não é isso.Rita

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel disse...

Preciso falar com você sobre uns sudokus que não consigo solucionar

Carmen disse...

Tenho a mesma dificuldade da leitora acima, em determinar quem é x, y e z.